sábado, 20 de junho de 2009

Brasil 4,5 Bolivia 1,5


O Brasil começou com boa vitória sobre a Bolivia.
Giovanni na mesa 1 ganhou boa partida de negras contra Zambrana. Em uma francesa as negras conseguiram obter vantagem depois de um intermediário (Dc3!) e depois com boa técnica fizeram a segunda vitória do Brasil. Fier já havia despachado o segundo tabuleiro Boliviano com certa facilidade de brancas em uma india do rei. Rafael sacrificou uma qualidade com excelentecompensação (além do peão tinha bispo e centro) porem se equivocou ao tentar avançar seu centro prematuramente e deixou escapar o empate quando seu adversario devolveu a qualidade. No momento de Txe4 de Ferrufino Leitão tinha Txf2 que seria interessante porem o final que se produziria depois das aparentemente forçadas jogadas Txf2 dxe4 Rg2 Bxf2 Rxf2 Rf6 Re3 Re6 é muito dificild e ganhar. Leitão tentou fazer valer o peão passado do rei, mas teve que fazer várias concessões entre elas deixar a Torre Branca ficar muito ativa e seu Rei cortado na primeira fila. Diamant construiu uma posição ganhadora com facilidade (peão a mais e posição superior) até se deixar pelo otimismo e não tomar o devido cuidado com o Contrajogo do seu oponente. depois de f2-f4 de Diamant expondo a diagonal a7-g1 de maneira perigosa Mario Iver respondeu imediatamente com Db6 explorando imediatamente . Diamant escolheu uma maneira de tentar ainda explorar sua posição e o tempo de seu oponente. Seu adversario com pouco tempo não conseguiu defender de maneira precisa (se é que havia uma) e acabou levando mate. Uma linha interessante que Diamant poderia ter escolhido era Rh1 direto em vez de f5. Contra Dxb2 ele jogaria Bxd3 exd3 e aí f5! com ideia de se De2 Rg1! e se Df2 (em vez de De2) Dc1! ganhando. Terao se defendeu a partida toda e sua adversaria tinha uma excelente posição. Com Bxg4 em vez de hxg4 a situação da Brasileira seria muito dificil pois trocando os bispos as casas e6,c6,f5 seriam excelentes outpost do cavalo branco que estava em d4. Depois de hxg4 a situação se tranquilizou. A outra representante feminina , Vanessa Feliciano tambem cortou um dobrado para empatar uma partida que ficou com peão a menos. Mas ela manteve o sangue frio e num apuro de tempo mutuo com imprecisoes de parte a parte recuperou o peão e pode trazer este meio ponto importante para o Brasil.
Uruguai ganhou facil do Chile de 4,5 a 1,5 e a Argentina "A" teve enormes dificuladades com a Argentina "B" ganhando apenas pela minima (3,5 a 2,5)
Lideram Brasil e Uruguai com 4,5 seguidos de Argentina "A" com 3,5, Argentina "B" com 2,5 e Chile e Bolivia com 1,5. Peru ainda não jogou.
Amanha a equipe Brasileira não joga ficando de Bye

Nenhum comentário:

Postar um comentário